Política editorial

Foco e escopo

A Interparadigmas – A Revista de Doutores da Conscienciologia é um periódico científico, com publicação impressa e digital, de periodicidade anual, sob a responsabilidade de pesquisadores doutores. O propósito da Interparadigmas é a qualificação da ciência a partir de debates, interlocuções, problematizações e mesmo controvérsias interparadigmáticas. Todos os textos submetidos à revista devem ser originais e abordar diretamente o diálogo entre os diversos paradigmas científicos, especialmente os fisicalistas e materialistas, e o paradigma consciencial, multidimensional. A revista prioriza argumentos e ideias-ponte mediante reflexões epistemológicas. A pesquisa conscienciológica emprega metodologias participativas e em primeira pessoa, com enfoque nas percepções extrassensoriais e suas decorrências evolutivas, fundamentos do paradigma consciencial.

Periodicidade

A Interparadigmas tem periodicidade anual.

Processo editorial

A edição do texto passa por várias etapas: avaliação inicial para emissão de parecer; revisões (incluindo a lógica interparadigmática, a precisão de conteúdo, a coerência entre conteúdo e forma, entre outros aspectos); correções de idioma; tradução; revisão final e; diagramação.

Os pareceres e a revisão não ocorrem em regime duplo-cego. Os revisores são pesquisadores, normalmente doutores, familiarizados com o diálogo interparadigmático e com conhecimento na área de produção do autor. O gênero de texto interparadigmático apresenta características específicas, demandando vários revisores de áreas diversas e afins, e também maior contato entre revisores e autor. São algumas dessas características: interdisciplinaridade e cotejo entre diferentes paradigmas.

Em regime normal de funcionamento, os pareceres serão elaborados em até 30 dias e em seguida enviados aos autores. Uma vez enviado o parecer, o processo de revisão completo durará aproximadamente 3 meses. A tradução poderá realizar-se em até 2 meses, ocorrendo paralelamente à revisão de língua portuguesa. Será realizado o envio da prova final do texto, traduzido e revisado para o autor(a), aguardando por 15 dias sua aprovação.

Ressaltamos, portanto, que a revisão envolve múltiplos momentos. O artigo recebe normalmente mais de uma devolutiva, até o devido ajuste à especificidade do texto interparadigmático, gênero novo para a maioria dos pesquisadores.

A publicação do texto é decisão do Conselho Editorial, conforme a consolidação da revisão técnica e em consonância com os objetivos da revista.

Para a conclusão do processo, necessitaremos do envio do documento de cessão de direitos autorais assinado, o qual pode ser baixado do site da revista aqui.